terça-feira, 1 de março de 2011

Nos bastidores do novo clipe da Manu Gavassi

Num vagão de trem para filmar “Planos Impossíveis”, cantora fala sobre trabalho, fofocas na mídia e referências musicais 

Entre takes de filmagem e instruções do diretor, ouvidas com a seriedade de um profissional experiente, ela senta no banco do trem para retocar a maquiagem. Passa mais blush, disfarça o brilho da pele e começa a brincar de fazer caretas e bagunçar o cabelo com o maquiador. Quando a música volta a rolar, ela fica fora da cena, mas canta e dança com uma amiga como se estivesse em uma festa de verdade e aquela fosse a música que ela quis ouvir a noite toda.

"Manu Gavassi mal saiu do colégio e se jogou em uma rotina frenética de shows, gravações e entrevistas. E nas cenas do clipe “Planos Impossíveis”, gravadas na semana passada, deixa transparecer com clareza a fase de transição pela qual está passando. “É bem estranho. Na verdade é legal, porque acabou uma fase da minha vida, que é o colégio, e eu já tô trabalhando. Só que parece que eu pulei uma parte, que é a faculdade”, desabafa.
Ela diz que tudo aconteceu naturalmente e que esse sempre foi um sonho. Mas é fato que, em poucos meses, a menina que postava vídeos no YouTube foi obrigada a amadurecer. Apesar da rapidez com que tudo aconteceu, Manu parece lidar bem com esse salto de uma fase a outra. “Acho que aconteceu na hora certa. Acabei a escola e tenho tempo pra me dedicar à carreira. Mesmo não indo para a faculdade, este é o momento de decidir o que fazer da vida”, afirma."

"Prova de que ela está respondendo bem a essa reviravolta é a maneira como encara a exposição na mídia e a abertura que isso dá para que as pessoas especulem sobre a vida pessoal dela. “Eu tento pensar que isso acontece nesse meio, que eu quero isso pra minha vida e tenho que aprender a lidar”, diz. “As pessoas sempre vão falar. Eu escrevo as músicas sobre o que eu sinto, não importa pra quem é. Isso diz respeito a mim”. Embora o assunto nem seja mencionado na conversa, Manu se refere, possivelmente, às recentes notícias sobre a faixa “Você deveria saber”, que, dizem, fala sobre um suposto romance da cantora com PeLu, do Restart.
Mas a garota que ouve Avril Lavigne e admira a carreira da Sandy tem mais com o que se preocupar. Cinco meses depois do lançamento do clipe de “Garoto Errado”, o primeiro da carreira de Manu, ele já tem mais de três milhões e setenta e três mil visualizações no YouTube. O segundo vídeo, “Planos Impossíveis”, terá muita festa, climinha romântico e um cenário bem girlie com um quê de fantasia.
Manu gravou cenas em um quarto super delicado, com penteadeira, cortina de rendas e telefone de disco (um doce para quem já tiver visto de perto um telefone de disco...), e sentada, de saia de tule, sobre cama com dossel – aquele tecido suspenso que envolve camas de princesas de contos de fada, sabe? Ela também se jogou, de shortinho de paetês preto, colete e a tradicional headband, em uma festa cheia de amigos dançando e bexigas coloridas no teto. O detalhe mágico é que ambos os cenários estavam dentro de vagões de um trem em movimento."

"O resultado final tem tudo para parecer superdivertido, mas na verdade as gravações são meio cansativas. Primeiro, todo mundo dança enquanto Manu canta em um ritmo bem acelerado, deixando “Planos Impossíveis” parecendo um axé. Depois, todo mundo dança e a Manu canta no ritmo normal. Aí, enquanto os amigos estão curtindo, ela encontra o menino por quem é apaixonada e rola um clima (na encenação!). Mas nessa hora o trem dá um pulinho no trilho, todo mundo leva um susto e todo mundo tem quee começar a cena de novo. Nesse meio tempo já está aparecendo um brilho na pele dela e é hora de retocar a maquiagem. Na volta à cena, o som para de funcionar por alguns instantes. E a gravação não pode demorar muito porque vai anoitecer! Dá para imaginar o drama?
Mesmo assim, o clima nas gravações do clipe é de festa. “Tento me divertir o máximo que consigo”, diz. Ela dança com as amigas, brinca e extravasa o lado moleca. Mas só nas brechas entre uma cena e outra. Quando a câmera está ligada, Manu ouve atentamente, com expressão séria, cada ordem do diretor. “Acabou a fase da brincadeira e agora eu tenho que levar mais a sério tudo”, declara, sobre o momento em que está vivendo. Aos 18 anos e recém-saída do Ensino Médio, Manu Gavassi é uma garota brincalhona e divertida, com postura profissional de gente grande. Parece o começo de uma carreira bem bacana."









Um comentário: